Myrtaceae

Myrceugenia acutata D.Legrand

Como citar:

Mary Luz Vanegas León; undefined. 2020. Myrceugenia acutata (Myrtaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

966.399,515 Km2

AOO:

216,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2020
Avaliador: Mary Luz Vanegas León
Revisor:
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore e arbusto endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). Foi coletada em diversas fitofisionomias associadas ao Cerrado e à Mata Atlântica. Apresenta distribuição ampla, EOO=933124 km², AOO=224 km², é bem representada em herbários, inclusive com coleta recente, e tem ocorrência confirmada dentro dos limites de Unidades de Conservação de proteção integral. Não existem dados sobre tendências populacionais que atestem para potenciais reduções no número de indivíduos maduros, além de não serem descritos usos potenciais ou efetivos que comprometam sua sobrevivência na natureza. Assim, foi considerada de Menor Preocupação (LC) neste momento, demandando ações de pesquisa (distribuição, tendências e tamanho populacional) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua conservação no futuro.

Último avistamento: 2019
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Darwiniana 11(2): 351. 1957.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree, bush
Longevidade: perennial
Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ciliar e/ou de Galeria, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Floresta Ombrófila Mista
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest, 2.1 Dry Savanna
Referências:
  1. Flora do Brasil 2020 em construção, 2020. Myrtaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB62848>. Acesso em: 14 Jan. 2020

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada na Área de Proteção Ambiental Campos do Jordão (US), Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio dos Frades (US), Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (US), Área de Proteção Ambiental do Lago Paranoá (US), Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (US), Área de Proteção Ambiental Estadual da Escarpa Devoniana (US), Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira (US), Parque Estadual da Serra do Mar (PI), Parque Estadual Serra do Papagaio (PI), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PI), Parque Nacional de Brasília (PI), Parque Nacional de São Joaquim (PI) e Parque Nacional do Itatiaia (PI).
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em um território que será contemplado por Plano de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF pró-espécies: todos contra a extinção: Território Bom Jesus – 24 (RS), Território Paraná – 19 (PR) e Território Santa Maria – 25 (RS).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.